Após vencer o concurso de idéias "Transport for London" (TfL), que visa melhorar o acesso de pedestres sobre o rio Tâmisa, Thomas Heatherwick e Arup revelaram os planos para uma nova "Ponte Jardim" que transpassará o rio desde a estação Temple até Southbank. O exuberante corredor de pedestres, com inauguração prevista para 2017, será a primeira nova travessia desde a Ponte do Milênio, aberta ao público em 2002.
Mais detalhes após o intervalo.
"O renascimento do South Bank nas duas últimas décadas criou um distrito vibrante e artístico que atrai um grande número de visitantes para suas galerias, teatros, salas de música, restaurantes e entretenimentos ao ar livre." disse Heatherwick. "Entretanto, visitas ao Temple e a área de North Bank, a leste de Somerset House e da Waterloo Bridge, são muito menos frequentes. A ponte irá fortalecer a conexão entre estas áreas distintas, ao mesmo tempo que oferecerá uma opção de trajeto para o Covent Garden e o Soho."
A Ponte Jardim foi originalmente proposta pela atriz e ativista Joanna Lumley, que vinha defendendo a ideia há alguns anos.
"É muito estranho falar de algo que ainda não existe, mas a Ponte Jardim já está viva nos planos e na imaginação", comentou Lumley. "Este jardim vai ser sensacional em todos os sentidos: um lugar sem ruídos ou tráfego, onde os únicos sons serão o canto dos pássaros, o som do vento nas árvores e da corrente constante de água.
"Vai ser o caminho mais lento para atravessar o rio, pois as pessoas também vão perder tempo para se apoiar em parapeitos e olhar para as grandes paisagens ao redor, mas será uma maneira segura e rápida para o viajante cansado fazer o seu caminho de volta ao longo do Tâmisa.
"Muita grama, árvores, flores silvestres e plantas, exclusivas para o habitat ribeirinho natural de Londres. Haverá plantas que florescem na primavera e até uma árvore de Natal no inverno. Acredito que o projeto trará aos londrinos paz, beleza e um pouco de magia."
Heatherwick deve apresentar o projeto, cujo orçamento atinge 150 milhões de libras esterlinas, no início de 2014. A construção está prevista para os primeiros meses de 2015.
Arquitetos
Design
Thomas HeatherwickEngenharia
ArupArquiteto Paisagista
Dan PearsonAno
2017Fotografias
Arup, Cortesia de Heatherwick Studio (renders originais)
Referências: Heatherwick Studio, Building.co.uk, BBC